Fique por dentro
do nosso blog

Certificação ANVISA para transporte de cargas

A certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de suma importância no transporte de cargas, uma vez que esta atividade envolve produtos sujeitos à vigilância sanitária. A ANVISA é responsável pela regulamentação, controle e fiscalização de produtos que podem afetar a saúde da população, como alimentos, medicamentos, correlatos, cosméticos, produtos químicos e de higiene pessoal, entre outros.

Nós da JETPACK explicaremos, a seguir, a importância da certificação da ANVISA nas atividades do transporte de cargas terrestres, aéreas e demais modalidades. Confira:

O que é a ANVISA? E porque essa certificação é importante?

A ANVISA, órgão de regulamentação e fiscalização vinculado ao Ministério da Saúde, é responsável pelo controle sanitário de nível federal. A ANVISA tem a responsabilidade de validar e certificar empresas que pretendem atuar com determinados tipos de produtos, seja na sua fabricação, distribuição, transporte ou venda. 

Certificar-se na ANVISA é um processo árduo e burocrático, exige investimentos e inúmeras adequações, na empresa e nos procedimentos, além da contratação de profissional farmacêutico(a) que também é uma obrigatoriedade. A certificação ANVISA de transportadora garante sua devida habilitação para  manuseio, transporte, acomodação e aplicação de procedimentos corretos num eventual cenário de catástrofe, acidente ou avaria. Diariamente muitas transportadoras se candidatam na ANVISA, mas poucas são de fato certificadas. 

Neste contexto, vejamos alguns fatores que explicam a devida importância da certificação da Anvisa:

Segurança: Essencialmente uma certificação ANVISA garante que os produtos estejam em conformidade com as normas de qualidade e segurança vigentes, protegendo a saúde dos consumidores e transportadores, inclusive, sendo necessário, restrições da continuidade e/ou circulação das atividades no caso de identificação de irregularidades.

Exigências legais: O transporte de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem a devida certificação é ilegal e pode ocasionar em penalidades e sanções tanto para a transportadora como para o cliente(embarcador).

Facilitação do comércio: Muitos produtos sujeitos à vigilância sanitária são objeto de comércio internacional. Dessa forma, a certificação da ANVISA atesta que esses produtos estão de acordo com as regulamentações sanitárias do país, facilitando as atividades de exportação e importação, evitando atrasos ou problemas nas fronteiras.

Imagem institucional: Empresas certificadas pela ANVISA comprovaram  devido comprometimento com a segurança e qualidade dos produtos, o que consequentemente contribui para a construção de uma imagem positiva e confiável junto aos clientes, prospects e parceiros.

Prevenção de riscos à saúde pública: Vale ressaltar que a certificação da ANVISA envolve controles e processos adicionais do ponto de vista sanitário em toda a cadeia produtiva e logística, ou seja, insumos, fabricação, embalagens, armazenamento e transporte, minimizando assim riscos de contaminação e danos à saúde pública.

Redução de custos e desperdícios: Transportar produtos sem as devidas licenças é um grande risco, pois a eficácia e validade da mercadoria podem ser comprometidas, a carga poderá ser apreendida, avariada, contaminada, descartada e etc. Além disso, o cliente e a transportadora estarão sujeitos a multas e autuações pelos órgãos reguladores. E como se não bastasse, a reputação certamente será impactada perante ao comprador (recebedor).

Diante disso, para obter a certificação da ANVISA, as empresas envolvidas no transporte destas cargas devem comprovar seguir rigorosamente as normas e procedimentos estabelecidos, garantindo a integridade e a segurança dos volumes durante todo o ciclo de vida do frete. E tem mais, é crucial que as transportadoras já certificadas estejam sempre antenadas com a ANVISA, realizando novas adequações sempre que a regulamentação for atualizada. Adicionalmente a JETPACK está constantemente aperfeiçoando fundamentos como atendimento, tecnologia, métodos e processos operacionais.

JETPACK Express – Lista de licenças e certificações

A JETPACK possui também outras certificações frequentemente solicitadas, veja a lista completa:
– ANTT
– ANAC
– PGR
– PCMSO
– LTCAT
– SASSMAQ
– PMSP
– PPRA
– ANVISA – Medicamentos
– ANVISA – Cosméticos
– ANVISA – Correlatos
– ANVISA – Saneantes
– ANVISA – Autorização especial para produtos controlados (AE)
– CRF – Certidão de Regularidade Técnica – Conselho Regional de Farmácia
– VISA – Vigilância Sanitária Municipal
– AVCB – Bombeiros
– IBAMA
– Polícia Civil
– Polícia Federal
– Exército (CR)
– Cobertura securitária – Avarias, roubo, furto e acidentes
– Outras certidões: Trabalhista, Federal, Municipal, CADIN, TJSP, PGE, JUCESP, FGTS, BEC, COMPRASNET, Capacidade Técnica, Controle de Controle de Pragas, Calibração, Limpeza entre outras.

Está em busca de uma transportadora amplamente certificada?
Fundada em 1999 a JETPACK tem uma reputação impecável no mercado, veja as avaliações dos clientes no Google.

Entre agora em contato pelo formulário ou whatsapp com um(a) analista JETPACK! 

Dúvidas?
Entre em contato conosco